quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Turismo: uma forma de proteger o meio ambiente




Apesar de já ter sido considerado por muitos ambientalistas como uma atividade predatória e que muito prejudicava o meio ambiente. Hoje, o turismo já é visto por muitos deles como um instrumento de conservação dos ambientes naturais e socias de muitas regiões. 

É claro que foram diversos fatores que contribuíram para essa mudança de pensamento. Uma delas, e quem sabe, a mais importante, foi a mudança de atitude perante o Meio Ambiente. 

O turismo pode ser utilizado com um instrumento capaz (e possível!) de ser uma forma de diminuir a desigualdade social, gerar empregos, melhorar a qualidade de vida da população local, e de quebra conservar e valorizar o ambiente natural. Assim falando, parece simples e fácil, mas na verdade, este processo é um conjunto de atitudes que deve andar em sincronia, e que deve levar em consideração todas as camadas da sociedade, setor público, privado e até organizações não governamentais, formando todos juntos uma rede em prol do turismo. 

Parece bastante difícil unir todos esses setores sem que haja conflitos de interesses, ainda mais nos dias de políticos “honestos” que temos hoje, mas não é impossível, em alguns destinos do Brasil, a prática do turismo consciente tanto da parte do empresário quanto do turista, tem dado certo. Veja alguns exemplos: 

Bonito - Mato Grosso do Sul 

Bonito firmou-se no cenário nacional como um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, não só por sua ecologia e beleza dos atrativos turísticos mas também por sua organização e qualidade de serviços. Entre as principais atividades feitas pelos visitantes em Bonito destacam-se: os passeios de flutuação (snorkeling), as trilhas passando pelas cachoeiras, passeio de bote nos rios e o mergulho com cilindro que pode ser feito nos rios, lagos e cavernas. 

O cuidado com a natureza e a consciência de preservação se reflete na atitude de todos os envolvidos com atividades turísticas em Bonito. Desde o acompanhamento obrigatório de Guias de Turismo, até a criação de RPPNs, execução de Planos de Manejo e Estudos de Impacto Ambiental, percebe-se o comprometimento de toda uma comunidade com a guarda e conservação dos atrativos turísticos, jóias do cerrado, que são verdadeiros tesouros para futuras gerações. 

Informações: www.bonitobrazil.com.br

Por Carol Urt

Nenhum comentário:

Postar um comentário